Saltar para o conteúdo
atrair_reter_professores

5 dicas para atrair e reter os melhores professores

A educação tem o poder de transformar vidas, mas o professor tem um papel fundamental nisso, enquanto fio condutor desse processo. No entanto, a atração e a retenção de bons profissionais vêm sendo um grande desafio para as escolas, e o êxodo de professores é um dos fatores que salientam essa dificuldade causada especialmente pela insatisfação dos educadores frente à desvalorização da profissão, a sobrecarga de trabalho e a baixa remuneração no setor.

Enfrentamos, assim, uma progressiva escassez de profissionais no mercado, no entanto, os bons professores que permanecem encontram um leque maior de boas oportunidades, e esse contexto precisa ser considerado pelas escolas ao desenharem seus planos de captação e retenção de educadores. Sabemos que uma remuneração competitiva na área de atuação  é um diferencial nesse processo, mas há outros fatores fundamentais para atrair e reter os melhores professores:

1. Oferta de desenvolvimento profissional

A educação está em um processo contínuo de mudança, logo, é essencial que as escolas ofereçam a seus professores oportunidades de formação continuada, como cursos, treinamentos e capacitação prática, garantindo a atualização e expansão das habilidades desses profissionais. Uma escola que valoriza e investe no desenvolvimento profissional apresenta um diferencial para os professores.

2. Acesso a recursos

Também é crucial que as instituições forneçam aos professores os recursos necessários para uma entrega de qualidade em sala de aula, seja por meio de materiais didáticos atualizados, seja por meio de equipamentos tecnológicos ou infraestrutura apropriada. Para manter sua motivação, bons professores devem estar assegurados de que poderão desenvolver boas experiências de aprendizagem com as suas turmas, precisando dispor de recursos adequados para isso.

3. Ambiente de colaboração

Um ambiente de trabalho acolhedor tem um grande impacto na permanência dos profissionais nas instituições de ensino, tornando-os parte de uma comunidade docente. Para além disso, cabe à instituição oferecer oportunidades de integração e estimular a postura de colaboração entre a equipe, reforçando o senso de pertencimento, boa troca e apoio mútuo.

O acolhimento emocional no cenário escolar

4. Suporte com os desafios de sala de aula

Professores valorizam a segurança e o apoio da gestão para lidar com as questões mais delicadas do dia a dia escolar. Receber a orientação e o suporte necessários em desafios como falta de disciplina ou dificuldades de aprendizagem aumenta a satisfação e o engajamento dos educadores em uma instituição.

5. Cultura de feedback e reconhecimento

Por fim, mas não menos importante, é essencial criar um ambiente em que as conquistas e as contribuições dos professores sejam valorizadas, assim como o feedback com foco em desenvolvimento é buscado e incentivado. Uma gestão que dá o devido reconhecimento aos professores que entregam um bom trabalho, seja em forma de prêmios, seja em forma de agradecimento público, e que está dedicada ao seu desenvolvimento contínuo eleva a satisfação do time e está mais próxima de reter seus melhores profissionais.

No Edify, tratamos todos esses pontos com os nossos professores parceiros. A formação de professores é um dos nossos diferenciais, garantindo sempre a oferta de desenvolvimento profissional. Além disso, trabalhamos constantemente para permitir o acesso a recursos que facilitam a vida do professor e possibilitam que ele entregue uma aula de qualidade, e um exemplo disso é o Teacher’s Toolkit.

Mas não é só isso! Promovemos um ambiente de colaboração e de troca entre os nossos professores parceiros, bem como oferecemos suporte para os desafios da sala de aula por meio dos nossos mentores. Aliás, a cultura de feedback e reconhecimento está na nossa essência! Isso faz parte tanto do nosso trabalho de formação de professores e suporte com os desafios da sala de aula quanto da mensuração do aprendizado.

Aplique essas 5 dicas na gestão da sua escola para atrair e reter os melhores professores. E que tal contratar um programa bilíngue para te ajudar nessa missão? Entre em contato com o Edify!

Autor: Viviane Jesuz, Coordenadora Acadêmica Sênior do Edify.

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados:

projeto_bilingue

Projeto Bilíngue: O que é e como funciona?

Com a globalização cada vez mais presente em nossas vidas, a importância do aprendizado de línguas estrangeiras tem se destacado no cenário educacional. Nesse contexto, o projeto bilíngue tem se tornado uma abordagem popular para…

sistema bilíngue

Sistema Bilíngue: Saiba Como Funciona e Conheça o Edify!

Descubra o universo do sistema bilíngue, uma inovadora abordagem educacional que vai além do ensino tradicional de línguas estrangeiras. No coração dessa metodologia, está o compromisso de proporcionar aos alunos uma proficiência autêntica em duas…