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Aprendizagem socioemocional na aula de inglês

Aprendizagem Socioemocional na aula de inglês: um estudo de caso

Sabemos da importância da aprendizagem socioemocional para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos e preparação para os desafios do Século XXI. Criar espaços para exercitar a gestão de conflitos, o autoconhecimento, a reflexão, o pensamento crítico e a colaboração é fundamental. Pensando nisso, nós, da equipe pedagógica do Edify, olhamos com cuidado e atenção para a aprendizagem socioemocional na aula de inglês.

Com esses objetivos em mente, percebemos a necessidade de apoiar os professores e instrumentalizá-los para aprofundar sua percepção no que diz respeito à aprendizagem socioemocional e fortalecer boas práticas para contribuir com o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais em sala de aula.

A equipe acadêmica do Edify tem fomentado pesquisas e debates envolvendo a temática. Dessa forma, preparamos atividades que visam fomentar o desenvolvimento de todas essas habilidades e ao mesmo tempo exercitar a língua inglesa. As propostas elaboradas baseiam-se na BNCC e nas competências de  CASEL

Na sala de aula Edify, os alunos são encorajados a expressar suas opiniões e praticar sua capacidade argumentativa, reconhecer diferentes perspectivas e ampliar suas interações de forma positiva e responsável. 

Recentemente, desenvolvemos um projeto piloto com algumas turmas do Ensino Fundamental — Séries Iniciais, de escolas parceiras, que trouxe significativas reflexões para nossa equipe pedagógica sobre a educação socioemocional e gostaríamos de compartilhar com vocês.

A partir das observações das interações entre alunos e professores em sala de aula, identificamos aspectos a serem analisados, tais como a intencionalidade pedagógica para desenvolver a aprendizagem socioemocional na aula de inglês, os relacionamentos em sala de aula, motivação e envolvimento dos alunos.

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Como atribuir intencionalidade na sala de aula para promover a aprendizagem socioemocional?

É fundamental uma mudança de paradigma e incorporar estratégias de aprendizagem mais abrangentes e flexíveis, que considerem o aluno em sua integralidade e instaure uma reflexão investigativa sobre a dinâmica da sala de aula, oferecendo oportunidades para dinâmicas colaborativas, trabalhos em equipe e também vivências que auxiliem na organização, no foco, na determinação e na persistência. 

Como apoiar os alunos/professores na construção de relacionamentos mais positivos em sala de aula?

Bem estar e saúde mental do professor são essenciais para manter uma atmosfera saudável. É essencial uma rede de apoio para compartilhar experiências, inovações e práticas, estratégias e suporte pedagógico para enfrentar as demandas do cotidiano escolar.

Como engajar os alunos e favorecer o seu desempenho acadêmico? 

É fundamental exercitar o diálogo e ouvir os alunos, dar vez e voz aos educandos. Ampliar a comunicação e estimular os alunos a se expressarem, a participarem mais ativamente das aulas e a falarem abertamente sobre o que pensam e como se sentem. Assim, o aluno se sente mais conectado com o que está sendo ensinado e vê sentido em contribuir e participar das propostas.  Promover atividades que favoreçam o acolhimento e a aproximação do aluno, tais como dinâmicas de autoconhecimento e de percepção do outro é uma estratégia eficaz. 

Conhecendo um pouco mais sobre a experiência de aprendizagem socioemocional na aula de inglês

Num primeiro momento realizamos uma dinâmica de sensibilização com os professores para explorar aspectos relevantes da aprendizagem socioemocional. Os educadores foram convidados a refletir a respeito, compartilharam suas crenças, conheceram conceitos e vivenciaram práticas de mindfulness que podem ser replicadas em sala de aula.

A seguir, aplicamos um questionário de diagnóstico inicial para que os professores avaliassem as interações relacionais positivas entre os alunos, o interesse e o envolvimento deles nas atividades, as atitudes comportamentais positivas, o reconhecimento e manejo das emoções em sala de aula diante de situações de conflito, frustração, ansiedade, alegria ou tristeza e o foco na realização das tarefas.

Após esse momento, compartilhamos com os professores atividades específicas para o desenvolvimento da aprendizagem socioemocional na aula de inglês. Cada uma dessas propostas continha intenções pedagógicas específicas, baseadas nas competências de Casel e na BNCC, e instruções detalhadas sobre como aplicá-las, tais como materiais utilizados, duração, flexibilização para aulas presenciais e remotas.

Numa das atividades, os alunos foram desafiados a criar um mascote para a turma. Tiveram a oportunidade de dialogar e refletir sobre aspectos que caracterizavam o grupo e exercitaram o pertencimento, o respeito, o autoconhecimento, a cooperação, a escuta ativa, o pensamento crítico e a criatividade. O objetivo da proposta foi estabelecer conexões, fortalecer vínculos e possibilitar uma referência concreta para que os alunos expressassem suas emoções ao longo do ano letivo. 

Outra atividade relevante foi a criação de um mini livro sobre atitudes positivas para interações sociais. Os alunos revisaram expressões e palavras “mágicas” e práticas de boas maneiras em situações contextualizadas. Mais do que ampliar o repertório linguístico, o objetivo da proposta era conscientizar os alunos sobre a importância da construção de relacionamentos positivos através de atitudes e expressões apropriadas que favorecem as interações sociais no ambiente escolar e em diferentes contextos.

Uma outra atividade desenvolvida instigou os alunos a refletir sobre diversas maneiras de exercitar a compaixão, a generosidade e também orientá-los para se tornarem cidadãos pró-sociais. Os educandos foram capazes de compreender e colocar em prática comportamentos pró-sociais específicos, tanto em casa, quanto em sala de aula, tais como: arrumar a sala, usar expressões de cortesia, oferecer ajuda, sorrir, esperar a vez, segurar a porta para alguém passar, etc.

Ao acompanhar o projeto, percebemos o engajamento dos alunos em diversos momentos, como quando espontaneamente solicitaram aos professores para criar um jogo de tabuleiro com peças e casas envolvendo as emoções e situações contextualizadas, ou ainda quando nas férias confeccionaram uma agenda para o mês de agosto de atos de generosidade e bondade a serem feitos em casa e na escola. Ao retornar às aulas, os alunos compartilharam o que tinham cumprido na agenda criada e pediram para dar continuidade na escola. 

Além do acompanhamento das atividades e da análise dos questionários, também fizemos uma entrevista com os professores participantes ao final do projeto. Na conversa, conseguimos:

  • Colher as impressões espontâneas dos educadores acerca da experiência vivenciada;  
  • Verificar como os professores percebem a possível influência de seu estado de espírito na atmosfera da sala de aula e sua capacidade de identificar situações que também interferem no dia a dia e como se antecipar/preparar para lidar adequadamente com elas;
  • Mensurar o engajamento dos alunos nas propostas apresentadas e a percepção das estratégias que os educadores lançaram mão para promover maior participação em sala.

Impressões dos professores

Os professores participantes do projeto trouxeram falas relevantes que compartilhamos aqui:

“O mais impactante nessa experiência foi perceber como as atividades desenvolvidas possibilitam explorar as relações e como isso impacta na sala de aula”

“Pra mim, aprendizagem socioemocional é saber lidar com as emoções e aprender a se relacionar de forma mais harmoniosa”

“As estratégias que usei em sala de aula para envolver os alunos foram muito diálogo, conversa, apoio, demonstrando outras escolhas e alternativas que eles podiam lançar mão para solucionar os conflitos”

“O engajamento dos alunos durante as experiências vivenciadas no projeto foi muito positivo. Eles se mostraram abertos e gostaram de realizar as propostas”

“Os materiais que usamos em sala de aula já trazem oportunidades para trabalhar aspectos da aprendizagem socioemocional, especialmente o New Magic Minds. Tem aquela parte de autoavaliação. Dá vez e voz para os alunos se colocarem e perceberem o que sentiram, o que mais gostaram”

“Percebo que a aprendizagem socioemocional traz uma percepção maior de si e do outro”

“O papel do professor na aprendizagem socioemocional é mediar, apoiar e incentivar”

“A aprendizagem socioemocional amplia o nosso olhar. Traz mais conhecimento e pode dar mais segurança ao professor em sala de aula”

Ao analisar as atividades desenvolvidas e acompanhar o envolvimento dos alunos com as propostas, notamos que experiências como essa, contribuem para uma prática educacional que faz da sala de aula um espaço amplo de aprendizagem e troca, que estimula alunos e professores a exercitar a escuta ativa, a criatividade, o compartilhamento de experiências, a colaboração, o respeito, o autoconhecimento, a consciência social, a autoconfiança, a regulação das emoções e a tomada de decisão responsável.

Agora que você já conferiu este estudo de caso sobre a aprendizagem socioemocional na aula de inglês, conheça também outras tendências para a sala de aula. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso Mapa de Tendências!

Autor: Jucymar Boccazio e Marcela Tavares Ribeiro

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O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

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