Saltar para o conteúdo

O que significa uma aprendizagem significativa?

Aprender é uma parte essencial de nossas vidas. Precisamos constantemente adquirir novos conhecimentos e colocá-los em prática para lidarmos com as pessoas e as situações. Contudo, você já parou para pensar no que é aprendizagem significativa?

Teóricos da área da educação definem uma experiência de aprendizagem significativa como um processo de ensino-aprendizagem que envolve os alunos, os deixa entusiasmados com o conteúdo, promove o aprendizado a longo prazo e os ajuda a enxergar sentido no mundo ao seu redor. Isso soa como algo que todo professor deseja para seus alunos, não é mesmo? O maior desafio é projetar essas experiências!

Acreditamos que o significado dos termos, nesse caso, pode ser considerado em sua literalidade, ou seja, um aprendizado significativo para os alunos. Mas quais as diretrizes para atingir esse nível no processo educacional? Vem aprender sobre aprendizagem significativa com o Edify, afinal, estamos constantemente construindo novas formas de aprender e ensinar inglês!

Saiba mais sobre os programas Edify!

Como implementar a aprendizagem significativa na educação bilíngue?

As experiências significativas de aprendizagem situam-se na interseção de seis categorias: conhecimento fundamental, aplicação do conhecimento, integração de conceitos, a “dimensão humana” (os alunos aprendem sobre si mesmos ou sobre os outros), cuidados (sobre algo) e aprender a aprender.

Para atingir as seis categorias com sucesso, experiências de aprendizado significativas devem ser projetadas na sala de aula. Em outras palavras, as aulas em si precisam ser experiências enriquecedoras para os alunos. Mas o que a escola deve fazer para promover essas experiências? Continue a leitura e confira atividades baseadas em metodologias que promovem a aprendizagem significativa!

1. Trabalhe com mapas conceituais

Os mapas conceituais são excelentes ferramentas para esclarecer e organizar os conhecimentos. Demonstrar visualmente os novos conceitos e vinculá-los a outros que os alunos já conhecem é uma ótima maneira de estabelecer firmemente os dados mais recentes.

Os mapas conceituais surgiram na década de 1970, criados por Joseph Novak, com a ideia de serem ferramentas que se adaptam aos diferentes estilos de aprendizagem. Foram baseados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e possibilitam o aprimoramento de habilidades cognitivas, intelectuais, organizacionais, dentre outras.

Nesse sentido, a maioria dos mapas conceituais descrevem ideias, como caixas ou círculos, que são estruturados hierarquicamente e conectados com linhas ou setas. Por isso, são bem visuais para os alunos, facilitando o entendimento, além de fazer com que eles enxerguem um real significado nos conceitos aprendidos.

2. “Explique a lição a um amigo”

Há uma teoria que defende que nós só aprendemos um conteúdo, de fato, quando conseguimos explicá-lo para outra pessoa. Isso porque quando começamos a falar sobre um assunto que estamos estudando com outra pessoa, nos damos ao trabalho de estruturar a informação.

Ao responder suas dúvidas que surgem durante a explicação, precisamos buscar exemplos, dessa forma, nossa compreensão do assunto melhorará consideravelmente. Por isso, propor atividades em que os alunos precisem explicar para os colegas o que aprenderam, como seminários ou mesmo diálogos na sala de aula, sem dúvidas, promoverá uma educação enriquecedora para os estudantes.

A contação de histórias também é uma excelente estratégia que pode ser adaptada para crianças na educação bilíngue infantil. Com os recursos tecnológicos atuais, é possível pedir para os alunos se gravarem contando uma história em inglês para se ouvirem depois e, assim, internalizarem as histórias e, ao mesmo tempo, terem a oportunidade de trabalhar a oratória na segunda língua.

3. Trabalho em equipe

Ouvir as opiniões das pessoas nos ajuda a internalizar melhor as informações e o trabalho em grupo é uma excelente forma de promover essa troca entre os alunos, uma vez que eles precisarão uns dos outros para entregar o trabalho proposto.

Quando falamos em trabalho em grupo, não podemos nos esquecer da eficácia das metodologias ativas de ensino. A aprendizagem baseada em projetos ou em problemas, a sala de aula invertida, estudos de caso são alguns exemplos de métodos que funcionam bem para promover uma aprendizagem significativa, já que os alunos precisam atuar ativamente em seu próprio aprendizado.

Assim, todos os alunos se beneficiam e adquirem novas habilidades, principalmente quando os docentes utilizam os novos métodos para promover o processo de ensino-aprendizado.

A partir de que idade é possível implantar a aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é vital para que as crianças adquiram novos conhecimentos que utilizarão ao longo de suas vidas. Não há dúvidas que cada indivíduo precisará passar por uma variedade de situações no futuro, por isso, é fundamental que cada um adquira novos conhecimentos.

Nesse sentido, quanto mais cedo implementarmos estratégias que nos permitam aprender de forma significativa, melhor. Portanto, a partir da educação infantil já é possível começar a implementar todas essas mudanças significativas na educação. Com programas educacionais baseados em metodologias inovadoras e eficazes, é possível que as escolas coloquem em prática atividades que promovam aprendizados com significados reais.

O Edify é especializado em programas educacionais com foco no bilinguismo para desenvolver o aprendizado em língua inglesa para os alunos. Nossas soluções são implementadas nas escolas com foco na preparação dos professores e equipe pedagógica para a condução do ensino bilíngue. Para isso, oferecemos acompanhamento e materiais necessários para que o corpo docente seja preparado para aplicar as novas metodologias de ensino.

Nossa missão é ajudar as instituições que desejam promover aprendizagens significativas com metodologias de ensino inovadoras com foco no ensino bilíngue e aprendizagem ativa.

Para isso, contamos com mentores especialistas no processo de aprendizagem bilíngue de crianças e adolescentes, que contribuem para que a escola promova experiências de aprendizagem enriquecedoras para os alunos. Para saber mais, clique no banner abaixo e veja como funciona a nossa parceria.

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão! Até a próxima!

Referências:

GOBATO. P. Aprendizagem significativa e mapas conceituais. Entretanto Educação. Disponível em: <https://entretantoeducacao.com.br/educacao/aprendizagem-significativa-e-mapas-conceituais/>. Acesso em: 5/8/2022.

MEC. Base Nacional Curricular Comum. Literatura Infantil: reflexões e práticas. Aprofundamentos. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/>. Acesso em: 5/8/2022.

FINK, L. D. What is ”’significant learning”? Disponível em: <https://www.wcu.edu/WebFiles/PDFs/facultycenter_SignificantLearning.pdf>. Acesso em: 5/8/2022.

SALAZAR, A. Significant learning: How do we internalize information? CogniFit, 5. Dec. 2017. Disponível em: <https://blog.cognifit.com/significant-learning/>. Acesso em: 5/8/2022.

Diferencie a sua escola!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

material_didatico_do_edify

Por que o material didático do Edify contribui para diferenciar a sua escola?

Existem alguns fatores que determinam o sucesso da aprendizagem dos alunos, e um deles é, sem dúvidas, um material didático de excelência, que seja moderno, atualizado e composto por recursos que favorecem a aquisição do…

festa_junina_na_escola

Festa junina na escola: como planejar e 9 ideias de atividades

A festa junina é uma tradição brasileira que celebra as festividades do mês de junho, com origens que remontam às festas pagãs e religiosas. Nas escolas, essa celebração se torna uma oportunidade de não apenas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!