Saltar para o conteúdo
desenho de uma pessoa lendo livro em cima de vários livros.

Livros sobre gestão escolar: conheça 9 títulos que você precisa ler

Ter acesso a bons livros sobre gestão escolar é fundamental para quem investe em formação continuada e sabe o seu valor. Quem trabalha com educação sabe que é necessário se atualizar e seguir os estudos para ter uma prática pedagógica de qualidade, que se integre e se adapte às mudanças e demandas que ocorrem no dia a dia escolar.

Assim como o nosso ebook com os 10 mandamentos para o diretor escolar de sucesso, elaboramos um conteúdo completo com títulos que complementam a formação profissional de toda a equipe pedagógica, não só de diretores e gestores. Confira a nossa lista com detalhes das indicações da nossa equipe e prepare-se ainda mais para sua atuação diária.

Livros sobre gestão escolar: o que os autores discutem

Os aspectos que permeiam a gestão de uma instituição escolar são inúmeros. E saber explorar cada um deles de forma perspicaz, tomando proveito de cada detalhe, é uma tarefa que pode parecer árdua. Contudo, ter acesso a informações de autoridades no assunto torna os gestores habilitados a desenvolver suas tarefas, sejam elas pedagógicas ou administrativas.

As diferentes abordagens, como as formas democrática ou integrada, garantem grande complexidade a esse tópico. Entre os estudiosos, temos referências como: Heloísa Lück, Almir Vicentini e Geraldo José Sant’Anna que trazem reflexões primordiais para qualquer profissional da área.

Atualmente, aspectos sociais diversos fazem parte da prática dos gestores escolares, sendo impossível encarar a profissão como algo isolado. Conheça algumas indicações que irão fazer a diferença nos seus estudos.

1. Liderança em gestão escolar

Autoria: Heloísa Lück; Série Cadernos de Gestão – Editora Vozes, 2012.

O livro tem como objetivo fomentar o trabalho dos gestores escolares propiciando técnicas e insights sobre práticas para uma liderança eficiente e integralizada.

A autora Heloísa Lück, destaca que deve-se sempre unir o estudo, a observação e a reflexão no fazer diário do papel do líder no ambiente escolar. Tem-se isso, pois, a autora considera que existem nuances e complexidades envolvidas nessa função e também destaca a importância de uma abordagem democrática.

2. Planejamento, gestão e legislação escolar

Autoria: Geraldo José Sant’Anna – Editora Érica, 2014.

Nessa obra, o autor levanta uma discussão sobre os parâmetros organizacionais e apresenta um panorama amplo sobre todas as estruturas dentro da escola. O material tem caráter diversificado e abrangente, levando os leitores a considerarem todos os setores, equipes e membros participantes da comunidade educacional.

Um guia completo que irá transformar a vivência de todos os envolvidos nas atribuições pedagógicas.

3. Gestão de ensino e práticas pedagógicas

Autoria: Adelar Hengemühle – Editora Vozes; 2011.

Esse título tem como objetivo proporcionar aos seus leitores uma boa base de referenciais teóricos que auxiliam na fundamentação de um educar aperfeiçoado. As ferramentas dispostas aos leitores envolvem recursos plurais e que incluem o ambiente e os cenários que permeiam o contexto educacional.

Dentre elas, o que esperamos dos alunos, as metodologias e aplicações no dia a dia, os perfis de professores e também as ações pedagógicas que podem ser feitas em conjunto entre a equipe pedagógica e os docentes.

Saiba mais sobre os programas Edify!

4. O Planejamento Estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública

Autoria: Claudia Zuppini – Editora Paco Editorial; 2012.

É elementar que haja um bom planejamento estratégico para que a escola funcione de forma mais efetiva. Nessa edição, a autora fala sobre os desafios e adversidades encontradas ao longo do cotidiano da comunidade escolar. Zuppini se debruça sobre o estudo do quão importante é o planejamento feito de forma estratégica na gestão como um todo.

Com detalhes e um diagnóstico pleno em informação, os leitores terão acesso à ferramentas e conhecimentos que possibilitam a criação de uma rede de trabalho em que todas as partes estejam envolvidas igualitariamente e trabalhem conjuntamente no desenvolvimento da aprendizagem plena dos estudantes.

5. Gestão Escolar

Autoria: Almir Vicentini – Editora Phorte; 2010.

Com o subtítulo “Dicas corporativas. Nossas escolas estão prontas para os desafios do mundo corporativo?”, Almir Vicentini explora o aspecto mais organizacional da coordenação, apresentando as necessidades e exigências que podem impactar negativamente em instituições que não estão preparadas.

Explorar esse lado de uma instituição de ensino é fundamental, pois as escolas estão inseridas em uma sociedade globalizada e plural. Compreender como a gestão atua nessa área, solucionando demandas e influenciando em boas práticas.

6. Gestão Escolar: perspectivas, desafios e função social

Autoria: Eduardo Monteiro e Artur Motta- Editora LTC – GRUPO GEN; 2013.

Em parceria com Motta, Monteiro traz à luz a reflexão do local em que a escola está inserida e destacando a impossibilidade de removê-la desse contexto social. Portanto, sua realidade, seus planejamentos e perspectivas devem estar alinhados a essa questão em particular.

O que se propõe nesta obra é o desenvolvimento de uma gestão que inclua e considere sua realidade e suas nuances no planejamento e na abordagem das atividades. Sua relevância é indubitável e tem sido base referencial em diversas disciplinas que tratam sobre gestão de escolas por ser um material completo e provocador ainda nos dias de hoje.

7. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem

Autoria: Telma Weisz e Ana Sanchez – Editora Ática; 2019.

Uma leitura primordial entre os estudantes e profissionais atuantes do campo da educação, as autoras provocam uma ruptura de interpretação e incluem uma ótica que analisa o ensino e a aprendizagem como elementos separados. Essa perspectiva construtivista coloca em pauta as mudanças que vêm acontecendo e ressalta a relevância de incluí-las em futuras ações.

8. Dimensões da gestão escolar e suas competências

Autoria: Heloísa Lück – Editora Editora Positivo; 2009.

Trazendo mais um título da pesquisadora Heloísa Lück, o livro é uma reflexão abrangente de todos os elementos que pertencem à fundamentação e explora desde o planejamento e organização do trabalho escolar até o monitoramento de processos e avaliação, incluindo indicadores.

Segundo a própria autora, a construção desse material foi elaborada “…pensando em contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais em gestão escolar por todos aqueles que pretendem se dedicar às funções de diretor de escolas ou já as estejam exercendo.”

09. A gestão participativa na escola

Autoria: Heloísa Lück – Editora Vozes; 2013.

A última indicação também faz parte do corpus de produção de Lück que, em sua série Cadernos de Gestão, criou um material repleto de informações basilares para qualquer gestor da área da Educação. Nessa obra específica, o foco é a criação de um ambiente que possibilite e dê sustentação a uma educação transformadora.

O foco do terceiro volume é na gestão administrativa que fomenta a formação humanizada e social da qual a escola faz parte.

Essa lista conta com apenas alguns dos títulos mais relevantes da área, porém, é um ótimo começo para quem está buscando se aperfeiçoar e gerir melhor sua escola. Todo profissional deve sempre buscar se aprofundar em suas práticas, especialmente aqueles que trabalham na formação de futuros cidadãos críticos e participantes da sociedade.

Continue explorando e lendo o nosso blog para conhecer os 4 livros sobre educação que você não pode deixar de ler e tenha um repertório formativo ainda mais completo e que te prepara para o cotidiano acadêmico.

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!