Saltar para o conteúdo
Educação infantil na pandemia planejando de acordo com a BNCC

Educação infantil na pandemia: 5 passos para planejar de acordo com a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento criado pelo governo que define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas por todos os alunos, sendo que já é realidade nas escolas públicas e privadas. Porém, você sabe o que é e o que muda na Educação Infantil com a BNCC em tempos de pandemia?

A BNCC engloba todas as etapas e modalidades da Educação Básica, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ela tem como objetivo assegurar  os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE).

As competências da BNCC na educação infantil, e em todas as outras etapas, segue o princípio de que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”. Dessa forma, mantendo-se alinhada à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Com a Base, os professores e as escolas de todo Brasil passam a ter metas pedagógicas claras. Com isso, é possível nivelar a aprendizagem entre os estados e proporcionar uma equidade de oportunidades. Estamos certos de que essa fase da educação básica é responsável pelo desenvolvimento de princípios fundamentais essenciais ao processo contínuo de aprendizagem. 

Mas, a pandemia chegou e esse segmento foi o mais afetado durante esse tempo. Muitos conselhos e prefeituras não validaram o ensino remoto para essa etapa e tão pouco promoveram discussões mais horizontais na tentativa de auxiliar famílias e docentes.

Com o retorno tímido ainda das aulas presenciais, e, diante do modelo híbrido de ensino, como podemos planejar melhor na Educação Infantil?

  1. Tenha em mãos o documento, a BNCC, e o currículo da sua escola para planejar;
  2. No documento elaborado pela escola, preencha a faixa etária que será atendida, e quais os campos de experiência que serão integrados naquela atividade ou temática;
  3. Conecte os objetivos de aprendizagem destacados na BNCC com os campos de experiência, dependendo do que você irá trabalhar e do que você quer passar para seus alunos;
  4. Se atente ao eixo temático, metodologia e avaliação, pois esses devem ser discutidos com a equipe docente e os demais profissionais responsáveis pelo planejamento;
  5. Identifique quais serão os direitos de aprendizagem garantidos com essa temática escolhida.

O planejamento é de grande importância para a organização do trabalho escolar, sem ele as aulas podem se tornar monótonas e desorganizadas. Segundo a BNCC, a Educação Infantil deve contemplar dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras, haja vista que a criança se desenvolve, interagindo com o meio e com os outros que constroem o conhecimento.

Sendo assim, para mais sucesso na intencionalidade pedagógica, ao desenvolver projetos ou sequências didáticas para esse público, fique atento:

  1. Escolha projetos (temáticas) que tenham como foco a ampliação de saberes;
  2. Invista no estímulo da curiosidade das crianças, inspire-as e traga desafios possíveis;
  3. Foque em projetos que exijam pensamento científico e crítico;
  4. Incentive o autoconhecimento e as habilidades socioemocionais.

Os tempos são complexos e as situações desafiadoras, exigindo de nós educadores, mais resiliência, pesquisa e flexibilidade para mudanças. Creia:

A criança é do tamanho da sua esperança

Reuven Feurestein

Continue aprendendo com o Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

curadoria_bett_brasil

Bett Brasil: tudo o que você precisa saber

Vamos mergulhar nos principais assuntos discutidos durante a Bett Brasil 2024, a maior feira de educação e tecnologia da América Latina. Aqui, apresentaremos um resumo do e-book produzido pelos especialistas do Edify, sendo uma referência…

ingles_para_criancas

Inglês para crianças: transforme o tempo de tela em aprendizado real com o Edify Play!

No mundo atual, em que a tecnologia se tornou uma parte intrínseca da vida diária, é fundamental encontrar maneiras de integrar o aprendizado às atividades digitais das crianças. No entanto, encontrar plataformas que não apenas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!