O meio digital tem se tornado cada dia mais presente em nosso cotidiano, criando diversas formas de ação e possibilidades de interações, seja por meio de comportamento, seja por consumo, comunicação ou relacionamento. Desse modo, esse novo meio de interação humana é chamado de cultura digital.
Os efeitos dessa cultura já podem ser notados no ramo educacional, com os vários recursos digitais utilizados para promoção do processo de ensino-aprendizagem atualmente. Pensando nisso, o Edify trouxe tópicos reflexivos sobre o que, de fato, é essa cultura e como inseri-la nos âmbitos escolares. Para compreender melhor, prossiga na página e confira!
O que é a cultura digital?
A cultura digital é um conceito que descreve o molde que a tecnologia e a internet estão formando, principalmente nos meios de comunicação e na interação com a sociedade. Ou seja, com seu avanço, as contribuições aumentaram recorrentemente, transformando todo o mundo e toda a forma de interação que nele se dá, tendo a tecnologia digital como algo onipresente.
Desse modo, a cultura digital compreende os seguintes aspectos:
- relação entre humanos e tecnologia;
- profissional;
- social;
- econômico;
- político;
- educacional.
O conceito da cultura digital se fundou quando a internet se difundiu como forma de comunicação em massa, utilizando todos os meios para a comunicação, seja por computador, seja por smartphones, tablets, entre outros modelos. Além disso, por meio dessas tecnologias, foi possível uma grande revolução nas relações humanas.
Aproveite e leia também: Como implementar a metodologia CLIL na educação infantil?
Como a cultura digital influencia a educação?
Como a cultura digital impactou e continua impactando todos os meios dia após dia, com a educação isso não é diferente, propondo mudanças significativas em sua estrutura e fazendo a diferença tanto no setor administrativo quanto no método de ensino. Dessa maneira, ela promove transformações em 3 âmbitos:
- infraestruturas física e administrativa;
- métodos de aprendizagem;
- métodos de ensino.
Ademais, é visível que nossa sociedade está cada vez mais atrelada a esse meio, tornando-se mais tecnológica em todos os campos. Consequentemente, a escola não pode ficar de fora desse processo, com hábitos e modelos de ensino não compatíveis com a época.
Além disso, segundo a BNCC (2018, p. 9), o uso da tecnologia pode se dar com fins de desenvolver habilidades durante a formação:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
Visto isso, no cenário educacional, a cultura digital serve para considerar a adoção de novas soluções que incluam as novas tecnologias para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, que também está substituindo os meios tradicionais de ensino por modalidades digitais.
Desse modo, podemos dizer que a cultura digital é um conjunto de práticas, comportamentos, costumes e interações que utilizam a tecnologia como um dos meios de ensino.
Aproveite e confira: Por que o material didático do Edify contribui para diferenciar a sua escola?
Como usar a cultura digital para envolver os alunos nas aulas?
Além de automatizar o ensino e torná-lo mais prático, o uso da cultura digital nas escolas é benéfico para a sala de aula, promovendo muito mais estímulos para o aprendizado dos discentes das gerações mais recentes. Confira os quatro benefícios mais perceptíveis dessa prática:
1. Estímulo do aprendizado
As ferramentas digitais podem oferecer utensílios valiosos no auxílio do aprendizado de forma muito eficiente, principalmente por captar a atenção do aluno, fazendo com que o aprendizado seja estimulado e, consequentemente, que seu intelecto se desenvolva, apreendendo mais conteúdos.
2. Criatividade e pensamento crítico
Como acréscimo do tópico anterior, pelo fato de o aluno ser incentivado durante as atividades, ele tem sua criatividade estimulada em determinadas aulas e, em outras, é auxiliado no amadurecimento e desenvolvimento do seu pensamento crítico.
3. Reintegração social no meio escolar
Ainda que a cultura digital fortaleça o uso de aparelhos tecnológicos, o aluno sempre terá contato com outros alunos, gerando mais interatividade e diversão entre as partes.
4. Crescimento além da escola
Por fim, a cultura digital permite que o aluno tenha seu crescimento fora do meio estudantil. Devido ao seu processo, ele terá um conhecimento muito mais aprimorado para lidar com o mercado de trabalho.
Quais os caminhos para alinhar cultura digital e educação?
O principal passo para alinhar a cultura digital e a educação é o planejamento, não apenas disponibilizando os recursos digitais necessários, mas também garantindo que a ação pedagógica seja de acordo com esse meio, ou seja, é ideal que o uso dessas novas metodologias seja adequado ao processo de ensino-aprendizado.
Além disso, a cultura digital deve ser inserida no PPP (Projeto Político-pedagógico), definindo-se quais as propostas e os meios a serem inseridos em sala de aula e, a partir disso, serem determinadas as metas e os objetivos.
Conheça também: Nossos princípios norteadores em avaliação educacional.
Portanto, conseguimos analisar que o uso da cultura digital tem muito a acrescentar na escola, principalmente quando utilizamos os meios corretos dentro da sala de aula, garantindo que o fundamento possibilite aos alunos a absorção de conteúdos e a integração destes no dia a dia.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Para mais tópicos de ensino, continue acompanhando o blog do Edify!