A educação é uma das áreas que mais passa por transformações, principalmente com a velocidade com que as informações são disseminadas na internet. E, você, enquanto coordenador pedagógico, deve estar sempre atento a todas essas mudanças.
E, se você estava procurando por ideias para inovar e atualizar o processo de ensino-aprendizagem na sua escola, esse conteúdo te proporcionará dicas valiosas para transformar sua escola e alcançar resultados incríveis, se destacando como profissional e proporcionando educação de qualidade para seus alunos. Então, continue a leitura e veja como essa profissão é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem. Vamos conferir?
Qual é a função do coordenador pedagógico?
Se, durante anos, o coordenador pedagógico foi visto como um “fiscalizador” da rotina escolar, hoje em dia, felizmente, isso mudou. O coordenador pedagógico é o profissional responsável por apresentar possibilidades para a construção de uma cultura de colaboração no espaço escolar, que, junto ao diretor, garante a excelência de ensino.
Dessa forma, esse profissional tem diferentes funções que visam à construção da cultura escolar, como a articulação, a formação e a transformação. Isso é explicado melhor pela pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mariana Santos de Jesus (2018, on-line):
“Como articulador, fornece condições para que os professores trabalhem coletivamente as propostas curriculares. Como formador, ele trabalha com atividades de formação continuada. Como transformador, ele ajuda o professor a ser reflexivo e crítico em sua prática”.
Como esse profissional pode transformar a escola? Veja 5 ideias
Paulo Freire (2006, p. 16), o patrono da educação brasileira, já afirmava que “o trabalho do coordenador pedagógico tem como linha principal a construção de uma educação de qualidade, com o objetivo do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos”.
Isso nos ajuda a corroborar o que já afirmamos há pouco: a função de transformação exercida pelo coordenador pedagógico. Mas como esse profissional pode realizar essa transformação na escola?
Confira nestas 5 ideias para coordenador pedagógico a seguir!
1. Estudando soluções educacionais inovadoras
Em “Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática”, José Carlos Libâneo (2001) afirma que é preciso compreender o ensino não apenas como um tipo de transmissão de conhecimento – o que leva a uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, o coordenador pedagógico tem como um dos objetivos a promoção de possibilidades para esse processo reflexivo. Uma dessas é a partir de soluções educacionais inovadoras.
Mas, primeiro, é preciso estudar sobre soluções educacionais inovadoras. De início, você precisa de 4 posicionamentos:
- estar aberto para as novidades;
- ter o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem;
- considerar a tecnologia como aliada (e não como inimiga);
- e desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes.
Vale a pena conferir o Programa Premium, no qual o aluno ganha uma base linguística sólida, ao mesmo tempo, em que desenvolve habilidades criativas e socioemocionais de uma forma inovadora.
De fato, não há como propor soluções educacionais inovadoras sem estar “antenado” e inquieto, sem entender o papel ativo do aluno e sem considerar a devida importância das tecnologias digitais e sua urgência no processo de ensino e aprendizagem.
Por isso, confira também 5 metodologias para apresentar soluções educacionais inovadoras.
2. Estando atualizado para a educação do futuro
Você viu que estar aberto para as novidades é fundamental para propor soluções educacionais inovadoras, certo? Mas como fazer isso?
Bom, você pode estudar e planejar a implementação de disciplinas e atividades que estejam relacionadas ao novo momento das práticas cotidianas. Por exemplo, o oferecimento de atividades gamificadas: você capacita seus professores para que eles insiram elementos de jogos nas atividades e processos de ensino e aprendizagem, tanto para apresentar novos temas, quanto para retomar outros.
Aqui você pode conferir alguns exemplos de atividades gamificadas.
Outra recomendação imprescindível são atividades com programação e a adoção de práticas educativas bilíngues. Jogos, séries, filmes, cantores e bandas internacionais: o inglês está presente no cotidiano dos seus alunos, não é mesmo?
Por isso, oferecer um programa que forma alunos multidisciplinares e bilíngues é uma estratégia para consolidar as soluções educacionais inovadoras.
O Edify tem ótimas possibilidades para isso:
Essential: abordagem em que os alunos revisitam temas já aprendidos em outras disciplinas e fazem um aprofundamento prático no inglês;
To Hack: abordagem que trabalha uma base linguística sólida e que possibilita o desenvolvimento de habilidades para o futuro, com aulas de letramento midiático e programação em inglês;
Premium: esse programa bilíngue tem foco no desenvolvimento de atividades que promovam a oralidade espontânea e as habilidades socioemocionais dos estudantes;
CodeBuddy Schools: com essa parceira do Edify, a brincadeira é aprender programação na sala de aula com projetos em uma plataforma gamificada. Bom demais, né?
3. Preparando a equipe para o ensino multidisciplinar
Conforme Libâneo (2015, p. 22), uma das responsabilidades do coordenador pedagógico é a construção de um “clima saudável no trabalho e uma comunidade de aprendizagem, que coloca em prática na organização escolar os mesmos princípios e ações de aprendizagem realizadas nas salas de aula”.
Assim, para possibilitar esse clima saudável, o coordenador pedagógico pode desenvolver uma perspectiva multidisciplinar: as diferentes disciplinas tratando de um mesmo tema. Isso não quer dizer que todas as disciplinas terão um diálogo e trocas, mas que cada um, a partir de sua própria perspectiva, aborda o mesmo assunto.
O Ensino Integrado de Conteúdos e Língua (do inglês Content and Language Integrated Learning – CLIL) é uma recomendação para esse preparo. O CLIL é uma abordagem que relaciona conteúdo e linguagem sem tomá-los de forma fragmentada.
Clique aqui para saber um pouco mais sobre essa abordagem.
4. Apostando nas tecnologias digitais para promover a educação
As tecnologias digitais são excelentes aliadas para a promoção de uma educação inovadora, moderna e transformadora. Na sala de aula, o uso de ferramentas digitais pode ajudar na diversificação dos conteúdos e da abordagem.
Além disso, as tecnologias digitais podem ser utilizadas para o processo de enriquecimento da aprendizagem, como ferramentas que potencializam a criatividade, a aprendizagem e o sentimento de coletividade.
Para uma educação inovadora, é preciso superar os estigmas e preconceitos contra as tecnologias digitais, pois não apenas são o futuro, como também são o presente do cotidiano dos alunos.
Melhor que proibir o uso dessas tecnologias é direcionar para o uso crítico e consciente. Afinal, este é o papel pedagógico de todo profissional da educação, não é mesmo?
5. Buscando por parcerias edificadoras
Também é muito importante a formação de parcerias que auxiliem ativamente na transformação da escola, para que as mudanças possam acontecer com segurança e efetividade.
E é papel do coordenador buscar por essas parcerias e saber escolher as melhores empresas para dar o suporte necessário para a escola.
Dessa forma, sempre busque fazer pesquisas acuradas para identificar quais empresas podem realmente agregar valor ao processo de ensino-aprendizagem da sua instituição.
O processo de transformação começa agora!
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Referências bibliográficas:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
JESUS, Mariana Santos de. O papel do coordenador pedagógico educacional. PET Pedagogia UFBA, 31 jan. 2018. Disponível em: https://petpedagogia.ufba.br/o-papel-do-coordenador-pedagogico-educacional. Acesso em: 15 ago. 2022.
LIB NEO, José Carlos. Organização e de gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
LIB NEO, José Carlos. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Cascavel, 2015. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/11022015_jose_carlos_libaneo_i.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.
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