Promover a autonomia na educação infantil significa fazer com que as crianças saibam que possuem controle sobre si mesmas e sobre as escolhas que podem fazer. Das atividades em que participam até como brincam e interagem com os colegas, a autonomia desempenha um papel em tudo o que uma criança faz na sala de aula.
Assim como o ensino de inglês traz diversos benefícios para as crianças desde cedo, aprender a ser independente é uma habilidade fundamental quando elas estão na idade pré-escolar e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, pois as ensina como se comportar mais tarde na vida, à medida que crescem e assumem maiores responsabilidades.
Por que a autonomia deve ser incentivada?
À medida que as crianças se tornam mais independentes, elas exploram o mundo por conta própria e descobrem como se expressar. Também começam a entender como suas escolhas e como suas ações influenciam os resultados, além de compreender também o que eles têm e o que não têm controle.
A autonomia deve ser incentivada desde a educação infantil para ajudar as crianças a desenvolverem um senso de identidade!
A seguir listamos aspectos importantes para desenvolver a autonomia em uma criança:
1. Faz com que ela sinta que tem algum controle da sua vida
Embora não se possa esperar que as crianças tenham o controle total de todos os aspectos de suas vidas, elas precisam sentir que possuem propriedade em certa medida para que possam construir a autoconfiança.
2. Aumenta a autoestima da criança
Quando uma criança sente que está no controle e pode fazer suas próprias escolhas, isso também aumenta sua autoestima. Além disso, conseguir efetuar algo por conta própria promove uma sensação de realização.
3. Estimula o desenvolvimento cognitivo
Quando uma criança realiza suas próprias escolhas, ela aprende que consegue solucionar problemas. E mais, fazer escolhas significativas é parte essencial do desenvolvimento cognitivo, que melhora à medida que as crianças pensam nas escolhas que lhes são apresentadas.
Conheça, agora, algumas atividades que também promovem o desenvolvimento cognitivo pré-escolar.
Como incentivar uma criança a ser autônoma?
Incentivar a autonomia na educação infantil é essencial para a maturidade e a confiança pessoal da criança. À medida que educadores e pais proporcionam mais independência, as crianças podem aprender com suas ações, lutas e sucessos. Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais você pode começar a incentivar a autonomia na sala de aula de inglês:
1. Ofereça opções de escolha
Permitir que as crianças façam suas próprias escolhas é o primeiro passo para estimular a autonomia. Quando possível, configure um ambiente onde muitas opções estejam disponíveis. Por exemplo, deixe que as crianças decidam de qual atividade querem participar e se querem fazê-lo com um grupo ou brincar de forma independente.
2. Respeite suas opiniões
Ao ouvir as ideias e opiniões das crianças estamos ajudando a desenvolver senso de autonomia. Respeitar as opiniões das crianças em idade pré-escolar demonstra que elas realmente importam para o mundo ao seu redor. Também os ajuda a entender que os adultos reconhecem e respeitam suas habilidades.
3. Dê responsabilidades
Ofereça às crianças responsabilidades reais. As tarefas devem ser um pouco desafiadoras para ajudá-las a desenvolver perseverança. Experiências como preparar um lanche a partir de uma receita, organizar os brinquedos e materiais escolares e praticar a jardinagem são excelentes tarefas para atribuir às crianças para ajudá-las a sentir que estão desempenhando uma responsabilidade “adulta”.
Ao abraçar as opiniões das crianças e permitir que elas tomem decisões independentes podem ajudá-las a desenvolver um senso de autonomia, aumentar a autoestima e estimular o desenvolvimento cognitivo.
Construir essa independência ajuda as crianças a terem um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Além disso, ajudará a lidar com mais responsabilidades à medida que crescem.
Uma solução para escolas: investir em um programa educacional em inglês!
Contar com um programa educacional bilíngue completo e que ofereça o suporte necessário durante todo o processo educacional é um caminho seguro e eficiente para promover uma educação inovadora, uma vez que as aulas em inglês também são excelentes oportunidades para estimular a autonomia dos alunos.
O Edify oferece o programa Essential focado em atividades multidisciplinares, justamente para desenvolver as potencialidades cognitivas das crianças e, consequentemente, proporcionar mais autonomia para elas atuarem como protagonistas do seu próprio aprendizado.
Com a aplicação das atividades do nosso programa, os alunos terão uma base linguística de inglês e colocarão o aprendizado em prática por meio de aulas CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem).
Nessa abordagem, os estudantes aprendem com a integração de conteúdo e linguagem que oferece a oportunidade de trabalharem a capacidade criativa e o pensamento crítico por meio de revisões de temas já aprendidos em outras disciplinas.
Dentro dos nossos programas também oferecemos atividades que estimulam o desenvolvimento socioemocional das crianças. Nas aulas de inglês, aplicamos metodologias de ensino cujo objetivo é estimular as competências e habilidades que valorizam o fator cognitivo.
Dessa forma, nosso método de aprendizagem utilizado no ensino bilíngue ajuda a formar alunos capazes de gerenciar suas emoções de forma autônoma e saudável. Clique no banner abaixo e receba mais informações sobre nossas soluções educacionais em inglês!
Aproveite e leia também:
Conte-nos o que achou sobre o texto!
Escrever comentário