Saber o que é o metaverso e a sua relação com as diversas áreas da sociedade é imprescindível para acompanhar as inovações tecnológicas e como elas podem influenciar nossa vida. Em uma palestra exclusiva no estande do Edify na Bett Educar, Beatriz Negri trabalhou o tema em suas ramificações e abriu espaço para discussões construtivas sobre os principais aspectos que permeiam esse assunto.
Aqui, apresentamos os tópicos abordados na palestra, com aporte teórico da palestrante. Continue lendo e fique por dentro!
Como tudo começou – A história e o conceito do metaverso
O conceito de metaverso foi pensado sob a ficção científica de Neal Stephenson, criador e idealizador do termo, por meio do romance Snow Crash, publicado em 1992. A narrativa desse livro se passa em um ambiente exclusivamente digital e o autor expõe que o metaverso é um sucessor da internet.
Quase 30 anos depois, temos um exemplo concreto do que Stephenson já retratou nos anos 90 – a mudança do nome de uma das maiores redes sociais do mundo de “Facebook” para “Meta” – deixando nítido o compromisso da companhia em criar o metaverso.
Mas afinal, o que é metaverso?
O que é metaverso e como funciona?
Segundo Negri, “se olharmos para a origem da palavra, ‘meta’ quer dizer ‘além’ e ‘verso’ faz referência ao universo. Então, de uma maneira bastante simplificada […], metaverso é algo que está para além do universo, que transcende o universo que a gente conhece hoje”. Esse é um conceito simples e preciso sobre o que é o metaverso.
Na prática, o metaverso já está em construção e existem diversos sinais que nos mostram que é para esse lugar que estamos caminhando. Não muito tempo atrás, tínhamos a internet discada, com acesso limitado, já que nem todos tinham contato com essa realidade. Entrávamos na internet em situações muito específicas e para fins, também, muito particulares.
As coisas foram mudando principalmente quando nos foi apresentado a era da internet móvel. Nesse momento, passamos a ter acesso à internet 24 horas por dia, 7 dias na semana, em um aparelho pequeno que carregamos para qualquer lugar. Nesse pensamento, qual o limite do digital? Para onde mais podemos ir?
O metaverso vem para mostrar que podemos ir muito além. Se antes só poderíamos consumir esse conteúdo, hoje podemos estar e viver nele.
O metaverso como sucessor da internet e seus impactos na educação
Se o metaverso se propõe a ser o substituto da internet, assim como ela, ele não é um lugar, um espaço, um mundo ou uma realidade. Na verdade, ele é um conjunto de protocolos, de tecnologias, linguagens, conteúdos e experiências. Então, qual é a sua influência e o seu impacto na educação atual?
Para responder a essa pergunta, de acordo com Negri, é importante ter em mente dois aspectos diferentes:
1. A educação no metaverso
É quando tratamos da experiência e do aprendizado dentro do metaverso. Nesse caso, o aprendiz é protagonista de sua aprendizagem e consegue visualizar de perto tudo o que está aprendendo, o que deixa os estudos mais contextualizados e relevantes para a vida do estudante.
Nesse cenário, os games desenvolvem um papel muito importante sobre a criação do metaverso, possibilitando a experiência imersiva do usuário. É por isso que as empresas da área já estão desenvolvendo, inclusive, soluções educacionais.
Diante desses pontos, é interessante ter em mente que, apesar de ainda não vivermos no metaverso de fato, estamos caminhando para ele mais rápido do que imaginamos e é por isso que precisamos nos preparar para essa realidade.
2. A educação para o metaverso
No sentido de capacitar mão de obra e desenvolver habilidades para que as pessoas possam atuar nesse novo contexto. Na prática, letramento, cultura e cidadania digital são pontos importantes para se desenvolver a fim de participar dessa revolução de forma consciente.
Em sua palestra, Beatriz Negri destaca a importância de não ignorar esse novo momento tecnológico nem negligenciar as novas necessidades:
“A gente precisa conseguir trazer ela (tecnologia) para dentro da realidade das escolas e da vida dos alunos para eles saberem consumir isso da melhor maneira possível, fazendo o uso ético e qualificado das diferentes mídias e informações” (NEGRI, 2022)
Conseguindo capacitar e desenvolver as habilidades dos nossos alunos, eles estarão devidamente preparados para enfrentar qualquer situação.
O Edify em uma educação inovadora no metaverso
Nós, do Edify, acreditamos nisso: na importância de colocar o estudante no centro da experiência do aprendizado, no seu próprio protagonismo. Tudo isso para que o processo de aprendizagem seja mais contextualizado, engajador e relevante para ele. E é justamente isso o que promovemos com nossas escolas parceiras.
Trabalhamos com materiais digitais que permitem um contato mais próximo dos alunos com a tecnologia, como é o caso das nossas atividades em VR do Percy. Temos, ainda, outros conteúdos focados em multiletramentos, que é a proposta do News & Views, um material que visa expor os alunos a uma curadoria de temas atuais ao mesmo tempo em que entendem sobre as diferentes mídias, fontes e a veracidade da informação que consomem.
Por fim, nossa escola de programação, codeBuddy, também é muito importante para pensarmos no futuro profissional das nossas crianças e adolescentes.
Trazendo uma reflexão importante sobre o metaverso e a educação, Beatriz Negri expressa:
“O mundo está cada vez com menos fronteiras, isso já vem acontecendo há muito tempo e o metaverso se propõe a fundir, cada vez mais, as fronteiras entre o digital e o físico. Então, se o mundo está cada vez com menos fronteiras, estamos cada vez mais próximos de pessoas e de experiências, e, se estamos cada vez mais próximos de pessoas e experiências, precisamos saber nos comunicar. É aí que entra a importância da educação bilíngue e o Edify como um grande parceiro para que, de fato, possamos preparar nossos alunos para o futuro e para essa nova realidade” (NEGRI, 2022).
Veja também: Saiba porque aprender inglês na escola é tão importante
REFERÊNCIA
Negri, Beatriz. In: BETT BRASIL, 2022. São Paulo.
Conte-nos o que achou sobre o texto!
Escrever comentário