Saltar para o conteúdo
inovação educacional

Inovação educacional: integração curricular no contexto bilíngue

Tendências na Educação Bilíngue

A Educação Bilíngue tem tido um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos. No entanto, esse conceito pode variar em diferentes contextos. Devido a esse cenário, hoje está em andamento no Conselho Nacional de Educação (CNE) um projeto de resolução que definirá as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue no Brasil, exigindo adaptação e inovação no universo educacional. Destaco aqui um trecho importante desse texto: 

§ 2º Escolas bilíngues se caracterizam por promover rotinas de imersão cultural e linguística na segunda língua, observando:

(…)

II – que a segunda língua deve ser meio de instrução de disciplinas, e não somente de aprendizado linguístico nos moldes históricos e tradicionais do ensino de línguas.

(…)

É fundamental que se entenda que a Educação Bilíngue pode (e é desejável que vá) além do ensino de uma língua adicional. Ela pode promover uma experiência educacional diferenciada, integrando a língua adicional com as demais áreas de conhecimento.  

Saiba mais sobre os programas Edify!

Excelência em inovação educacional 

New Magic Minds!, coleção do programa bilíngue Edify, é finalista na categoria Excellence in Course Innovation do concurso ELTons Innovation Awards 2020, organizado pelo British Council.

A coleção promove o aprendizado de língua inglesa em linha com o que preconiza a resolução citada acima, promovendo integração entre conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, como matemática, ciências e artes e levando inovação educacional para aulas de inglês em todo o Brasil.

Criando experiências memoráveis

Imagine crianças entre 6 e 10 anos de idade com a satisfação de criar colagens cubistas inspiradas pelas obras de Pablo Picasso, a alegria de decorarem as paredes de sua sala de aula tendo como inspiração os tradicionais e mundialmente conhecidos azulejos Portugueses ou fazendo escolhas conscientes de cores para expressar suas emoções em pinturas.

Consegue pensar no brilho nos olhos dos pequenos experimentando a sensação de descobrir por si mesmas as causas da erosão e tudo o que pode ser feito para minimizá-la? E sua excitação ao simularem um tsunami ou criarem seus próprios ímãs?

Essas são algumas das experiências que a coleção New Magic Minds! proporciona às crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao integrar conteúdos. A inovação educacional também se dá por meio da escolha de abordagens que favorecem o protagonismo dos alunos, convidando-os a realizar atividades hands-on, vivenciar experiências e produzir suas próprias criações.

Além de propiciar esses momentos inesquecíveis, a coleção também cria oportunidades para que as crianças possam se orgulhar e mostrar todas as suas descobertas e realizações para seus colegas de escola e familiares. E tudo isso em inglês!

Integrando conteúdos 

New Magic Minds! é composta por duas seções. A primeira delas, Arts & Expression, tem por objetivo desenvolver nos alunos o interesse por diferentes formas de expressão artística e aumentar sua habilidade de se expressar por meio da produção de suas próprias peças de arte, o que está em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

O estudo de Artes promove a formação integral do indivíduo, aumenta sua criatividade, desenvolve o equilíbrio emocional e a habilidade de expressar seus pensamentos, além de desenvolver a autoestima e motivação. Ademais, o estudo de Artes abre um mundo de possibilidades para a criança, ajudando-a a apreciar e lidar com a diversidade. 

Crianças são naturalmente curiosas e ávidas por descobertas sobre elas mesmas e sobre o mundo ao seu redor. No contexto escolar, tópicos relacionados à ciência, tecnologia e matemática despertam interesse porque os ajudam a entender fatos e fenômenos que eles vivenciam no cotidiano.

A seção Think & Discover da coleção New Magic Minds! promove um comportamento questionador das crianças diante das situações propostas e oferece ao professor infinitas oportunidades para guiar as descobertas dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades de investigação científica.

A coleção oferece oportunidades para os alunos observarem fenômenos, questionarem, manipularem materiais e verificar hipóteses. Os benefícios de convidar as crianças a colocarem a mão na massa são inúmeros, dentre eles está a oportunidade de aprenderem com seus erros e acertos e se tornarem protagonistas de seu aprendizado, além de serem experiências educacionais inesquecíveis para os pequenos. A BNCC também sinaliza a importância de se desenvolver essa competência nas crianças:

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

A aprendizagem ativa proposta na coleção New Magic Minds! valoriza o processo de aprendizagem e não apenas o produto final. A coleção também visa desenvolver habilidades de pensamento e raciocínio lógico, criando um impacto positivo na formação contínua do indivíduo. Habilidades como análise de informação, tomada decisões e resolução de problemas permitem que a criança ganhe autonomia e esteja preparada para lidar com novos desafios no seu dia a dia.

Com a integração curricular, a coleção permite que os alunos se expressem e compartilhem conhecimentos, conforme destacado no texto da BNCC:

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Converse com um dos nossos consultores!

Habilidades socioemocionais

Conforme indicado anteriormente, o papel da Educação Bilíngue deve ir além do ensino de uma língua adicional, ela deve se comprometer e contribuir com a formação integral do aluno, preparando-os para viver em uma sociedade em constante mudança. 

As atividades desenhadas para a coleção New Magic Minds! auxiliam o aluno a se conectar com as pessoas e o mundo ao seu redor. Elas foram desenhadas não apenas para ajudar as crianças a lidarem com suas próprias emoções, por meio do desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, autonomia e resiliência, mas também a cultivarem relações saudáveis com o outro e com o mundo, através da colaboração, da empatia e do respeito, dentre outras competências. 

Referências Bibliográficas:


BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue. Brasília, 2020. Disponível em: Acesso em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2020-pdf/146571-texto-referencia-parecer-sobre-educac-a-o-bili-ngue/file

_______. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

MONTENEGRO, Carla (coord.) New Magic Minds 1. Rio de Janeiro: Learning Factory , 2018.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

Fluência

Fluência ou proficiência: entenda a diferença de uma vez por todas

Se você já estudou outro idioma, provavelmente já se deparou com os termos fluência e proficiência. À primeira vista, eles podem parecer sinônimos, mas referem-se a aspectos distintos da aprendizagem de línguas. Aliás, compreender essas…

Bilinguismo na escola

Bilinguismo na Escola: Como escolher o melhor programa bilíngue?

Escolher o programa bilíngue certo para sua escola não é uma decisão simples. Com a crescente demanda por um ensino mais globalizado, os pais estão em busca de escolas que ofereçam mais do que o…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!